Ouça Nossa Rádio 100% Espírita

segunda-feira, 18 de dezembro de 2023

Palestra espírita com o tema: Livre Arbítrio.

 


O conceito de livre-arbítrio na visão espírita, fundamentado principalmente no livro "O Livro dos Espíritos" e no "Evangelho Segundo o Espiritismo", é central para compreender a natureza da liberdade de escolha do ser humano. Segundo o Espiritismo, o livre-arbítrio é uma dádiva divina concedida a cada indivíduo, conferindo-lhe a capacidade de fazer escolhas e tomar decisões ao longo de sua jornada terrena.

Allan Kardec, codificador do Espiritismo, destaca que o livre-arbítrio está intrinsicamente ligado à responsabilidade moral. Os espíritos, conforme a doutrina espírita, reencarnam buscando progredir espiritualmente, aprender com as experiências e evoluir moralmente. Nesse contexto, o livre-arbítrio se revela como um instrumento fundamental para o desenvolvimento espiritual, pois as escolhas feitas ao longo da existência têm implicações diretas no destino e na evolução do ser.

O Evangelho Segundo o Espiritismo enfatiza a importância do amor, da caridade e da busca pela elevação espiritual como guias para as decisões humanas. O livre-arbítrio, assim entendido, não é uma liberdade irrestrita, mas uma liberdade consciente que envolve a responsabilidade pelas consequências de cada escolha. Os ensinamentos espíritas destacam que as ações, pensamentos e sentimentos têm reflexos não apenas na vida presente, mas também nas futuras reencarnações.

Dessa forma, o livre-arbítrio na visão espírita é concebido como uma ferramenta preciosa para o desenvolvimento moral e espiritual, colocando nas mãos de cada indivíduo a responsabilidade de conduzir sua jornada de maneira consciente, ética e amorosa, buscando sempre o aprimoramento e a aproximação com as leis divinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A importância da mediunidade em nossas vidas.

  Para conhecer as coisas do mundo visível e descobrir os segredos do mundo material, Deus concedeu ao homem, a vista corpórea, os sentidos ...